VOTAR PELA PRIMEIRA VEZ
Votar é não só um direito constitucionalmente garantido como um dever cívico de todo o cidadão com capacidade para tal.
Mas porquê votar?
Porque chegou finalmente o momento de intervir nos assuntos que lhe dizem, directa e indirectamente, respeito e que têm grande impacto na sua vida, em todos os domínios, sejam eles na educação, na saúde, no ambiente, na cultura, na segurança, só para referir alguns. Votando tem uma palavra na forma como o seu futuro se vai desenrolar, abrindo novas perspectivas e opções.
O que deve saber antes das eleições
Os cidadãos portugueses e os cidadãos brasileiros que possuam o estatuto de igualdade de direitos políticos (e que disponham de cartão de cidadão ou que constem do sistema de identificação civil), maiores de 17 anos, residentes no território nacional, são provisória e automaticamente inscritos no Recenseamento Eleitoral. Essa inscrição torna-se definitiva quando atingir os 18 anos, idade a partir da qual já pode exercer o seu direito de voto.
Se ainda não sabe o seu número de eleitor e onde votar, damos-lhe aqui algumas dicas:
Consulta: www.recenseamento.mai.gov.pt ou
Envie um SMS para 3838, escrevendo a mensagem RE <espaço> nº de Identificação civil sem check <espaço> data de nascimento AAAAMMDD. Exemplo: RE 12344880 19891007
Esta informação só estará disponível na data em que completar 18 anos.
Também se pode informar junto da Comissão Recenseadora que encontrará na Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura, se for essa a área de residência indicada no seu B.I.
ESTOU RECENSEADO?
Se é português e reside em território nacional, está automaticamente inscrito no Recenseamento Eleitoral. Se é um cidadão estrangeiro ou reside no estrangeiro, a inscrição é voluntária.